Saiba o que é o Serasa, e também o que ele poderá impactar em sua vida financeira
Você provavelmente já esteve envolvido com questões financeiras, como por exemplo, a solicitação de crédito, financiamento, ou até parcelar uma compra, e certamente já ouviu falar sobre o Serasa. Nesse post, você irá aprender sobre o que é o Serasa, qual o funcionamento dele, e de que maneira pode influenciar em suas escolhas financeiras.
O que é o Serasa ?
É uma empresa de análise de crédito e informações sobre finanças que está presente no Brasil. Ela faz parte do Serasa Experian, uma das principais agências de crédito do país hoje em dia.
O principal objetivo é obter, organizar e disponibilizar dados sobre o atual histórico de crédito e vida financeira de pessoas físicas ou empresas.
Dados como, informações relacionadas à dívidas, pagamentos, empréstimos, cartões de crédito, entre outros são mantidos no banco de dados da empresa. Os tais são utilizados por bancos e instituições financeiras para avaliar e oferecer crédito à um cliente (seja ele pessoa física ou jurídica).
Como o Serasa pode impactar sua vida financeira?
O Serasa tem um papel muito importante na vida financeira dos consumidores, já que suas informações e pontos influenciam diretamente à liberação de crédito e as condições ou soluções oferecidas por instituições financeiras.
Existem duas formas em que o Serasa pode impactar na sua vida financeira, são elas:
1. Score de crédito: a principal ferramenta do Serasa é essa, ela determina o score de crédito de cada pessoa. O score é considerado uma pontuação que vai de 0 a 100, ele serve para indicar a chance de um cliente cumprir seus compromissos financeiros nos próximos 1 ano. A regra é clara, quanto maior for o score da pessoa, maior a probabilidade de conseguir crédito, e também taxas de juros mais baixas, até mesmo melhores condições para pagar.
O score de crédito é calculado com base em vários fatores, em exemplo, podemos citar o histórico de pagamentos, quantidade de dívidas, tempo de relação com instituições financeiras, entre outros. Ter uma boa conduta em relação a pagamentos e evitar atrasos são atos que podem melhorar o seu score ao passar do tempo.
2. Registro de incumprimentos: O Serasa registra informações sobre inadimplência, ou seja, quando o indivíduo não cumpre com suas obrigações em relação a uma dívida. Essa informação é importante para os bancos / instituições financeiras avaliarem os riscos em oferecer crédito a um determinado cliente.
Se caso a pessoa tiver dívidas antigas, ou nome negativado no Serasa, isso fará com que fique mais difícil da pessoa conseguir crédito, pois bancos e instituições financeiras olham bastante essa questão antes de conceder diversos benefícios à um determinado indivíduo.
Aprenda a melhorar a situação no Serasa agora mesmo
Caso sua pontuação esteja baixo ou conste presença de inadimplências no Serasa, não precisa se desesperar. Hoje em dia, existem diversos atos que podem ser feitos para melhorar sua situação financeira, e também a avaliação no Serasa:
Organize sua vida financeira: Realize planejamento sobre finanças e controle seus gastos para assim evitar eventuais atrasos nos pagamentos.
Pague suas dívidas na hora certa: Pague suas dívidas atrasadas com prioridade, e entre em contato com os credores para negociar parcelamentos ou descontos possíveis.
Tenha um bom histórico de crédito: Faça o pagamento em dia e evite ter novas dívidas enquanto não resolver as pendências de antes.
Lembre-se de olhar o score regularmente: Algo muito importante é acompanhar a pontuação no Serasa e verificar as informações para garantir que estão 100% corretas.
Não consulte frequentemente seu CPF: Diversas consultas ao seu CPF em pouco tempo podem levar seu score de crédito à decadência.
É interessante lembrar que a reabilitação financeira é um processo demorado, é necessário muita persistência em manter uma ótima conduta para melhorar sua situação no Serasa ao passar do tempo.